Criação de relatórios em Power BI, a partir dos dados de uma Loja Online e de Google Sheets
Sobre a Loja Online do cliente
Loja Online com cerca de 15.000 referências activas e que opera simultaneamente no mercado B2C e B2B.
Comum a todas as lojas online, prende-se com a equação: recursos (tempo e dinheiro) envolvidos no marketing digital (custo do tráfego) versus vendas (lucro).
No caso do nosso cliente, tem uma estratégia de marketing variada - SEO, Content Marketing, Adwords, Publicidade Facebook, Redes Sociais. Por sua vez, a loja online possui um sistema de afiliados (apenas disponível para clientes B2C).
Por norma os relatórios das lojas online, estão mais vocacionados para a gestão do dia a dia da loja: satisfação das encomendas.
Como acontece muitas vezes, nestas situações, a criação de relatórios passa muito por exportar os dados pretendidos em ficheiros CSV e depois analisar em Microsoft Excel.
Relatório em Power BI
O objectivo consistiu em criar uma série de relatórios em Power BI, com ligação aos dados da Loja Online, para ajudar na gestão do negócio.
Nota importante, os relatórios criados, não incidem na análise das causas, mas sim no resultado final obtido - vendas/lucro. Para isso, seria necessário ligar o Power BI com outras fontes de dados, nomeadamente com o Google Analytics e o Google Search Console.
O modelo de dados do Power BI foi baseados nas seguintes tabelas/queries da Loja Online
- Encomendas
- Clientes
- Produtos
- Categorias e Marcas dos Produtos
- Cestos de Compras
Para quantificar os custos do marketing, foi criado um ficheiro em Google Sheets, com os valores mensais por tipo de canal de marketing (SEO; Adwords, etc).
Dado o modelo e medidas criadas, é possível extrair um conjunto de informação útil e importante para a tomada de decisão:
- Evolução de vendas/lucro
- Rácios de encomendas pagas e não pagas
- Vendas/lucro por região
- Produtos/marcas/categorias mais vendidos/lucro
- Vendas/lucro por afiliado
- Análise do cesto de compras
- Análise lucro versus custos de marketing
- etc...
Em todos os relatórios existe a possibilidade de analisar os dados com filtros por:
- Categoria/marca de produtos
- Por produto
- Janela temporal
- Tipo de cliente (B2C e B2B)
- Tipo de utilizador (registado ou não) - a loja permite compras sem registo
- Por afiliado
- Intervalos de preço de venda ou custo
- Intervalo de valor de encomendas ou por número de produtos comprados
- Canal de marketing
Consumir os dados da Loja Online
A loja online em questão, permite criar automaticamente API's com a informação pretendida (queries à base de dados)
Estas API's, disponibilizam os dados no formato JSON, perfeitamente consumíveis pelo Power BI
Ao contrário do que acontece com outros sistemas ERP/Power BI implementados pela BETACODE, o servidor da Loja Online não está no perímetro da rede da empresa. Por isso, não existe a possibilidade de o Power BI aceder directamente à base de dados da Loja Online.
Vantagens em Power BI
- Solução muito robusta e com alimentação de dados automática e em tempo real
- Elementos visuais presentes no Power BI associados à linguagem DAX, que permitem criar visualizações sofisticadas e realizar análises complexas.
- Excelente usabilidade
Se o modelo de dados, tiver a abrangência e uma granularidade adequada, é relativamente simples e rápido, criar novos relatórios para ir de encontro às necessidades do cliente.