Plataforma Web de Marketing Digital que gere (insere) os anúncios/produtos de uma Loja Online nos Marketplaces do OLX e do Standvirtual, de forma automática.
Em Portugal o OLX e o Standvirtual, são dois marketplaces muito importantes para certos tipos de negócios. Uma peça essencial na estratégia de marketing digital de algumas empresas. Um verdadeiro canal de vendas, ou melhor, de angariação de contactos qualificados.
Mas um dos maiores entraves à sua utilização, prende-se com a colocação dos produtos. Se estivermos a falar de uma venda privada com meia dúzia de produtos, a questão não se coloca. No entanto, se estivermos a falar de 3000 produtos, a situação muda de figura e é essencial usar um software que de forma automática coloque os produtos no OLX/Standvirtual.
Isto é, uma plataforma capaz de colocar os produtos nos marketplace OLX/Standvirtual, a partir de uma base de dados ou outro qualquer formato estruturado de dados.
Módulos da Plataforma Web
A solução desenvolvida é extremamente simples de usar e tem os seguinte módulos
- Importação: importa os produtos armazenados exteriormente à aplicação (google sheets, base de dados, excel, loja online, etc)
- Processamento: exporta e sincroniza os produtos para o StandVirtual/Olx - criar, alterar e desactivar
- Estatísticas: uma série de estatística, agregadas ou por anúncio
- Imagens: uma forma muito simples e útil para gerir as imagens usados nos anúncios/produtos
API's do StandVirtual
A colocação dos anúncios é realizada com a ajuda das API's disponíveis pelo StandVirtual (conta profissional). Isto é, a comunicação entre a plataforma de integração e o StandVirtual, é feita via web.
Internamente, depois o StandVirtual, coloca de forma automática os anúncios no portal do OLX. Isto é , ao colocar os anúncios no StandVirtual, estamos a colocar no OLX. Esta funcionalidade depende do tipo de conta contratada junto do StandVirtual.
Como ressalva, este tipo de solução implementada, apenas é viável para a venda de automóveis, peças auto, motos, barcos, autocaravanas e pesados. Isto é, as categorias disponíveis no StandVirtual.
Sei que também existem API's específicas para OLX, e pelo que vi, com uma estrutura muito semelhante às do StandVirtual. Através de uma breve análise de alguns vendedores presentes no OLX, é notório que há utilizadores a usarem apenas as API's do OLX.
Solução Implementada
Optamos por criar uma plataforma web, em que os utilizadores através de um login, podem gerir os produtos/anúncios.
Funcionamento do plataforma:
1. Importação dos produtos armazenados no google sheets ou noutro qualquer formato estruturado (base de dados por exemplo), para a base de dados local da plataforma
2. Sincronização via API's dos produtos/anúncios no Standvirtual (criar, editar, desactivar)
3. Importação das estatísticas
Qualquer das tarefas pode ser iniciada manualmente pelo utilizador, ou feitas em background de forma automática (tarefas Cron).
Um dos aspectos importantes neste tipo de softwares é manter uma sincronização fiável entre os anúncios online StandVirtual/OLX e a base de dados local da plataforma de integração, de forma a não criar anúncios duplicados ou deixar no ar anúncios cujo produtos deixaram de existir ou o cliente não pretende anunciar mais. Não esquecer que o pacote comprado ao StandVirtual tem um número máximo de anúncios ativos.
Origem e Armazenamento dos Produtos (anúncios)
Nesta implementação concreta, optamos por importar os produtos para a base de dados local, a partir do google sheets. Isto é, o utilizador edita os produtos no google sheets.
No entanto é possível adaptar a plataforma, de modo a ler os produtos armazenados num formato estruturado qualquer: base de dados, ficheiro csv, microsoft excel, microsoft access, etc. Ou, por exemplo, ler os produtos de uma loja online, expostos via API.
Vantagens em colocar os produtos no Google Sheets
Ao optar por esta solução, o cliente pode colocar rapidamente os anúncios no StandVirtual/OLX sem ter que alterar a sua infraestrutura.
O google sheets é uma excelente ferramenta para manipular informação (descrição, preço).
O cliente pode de forma muito simples colocar por exemplo produtos que não constem na sua loja online ou base de dados. Ou até, optar por descrições diferentes, já que os marketplaces Standvirtual/OLX têm contexto de comunicação e compra muito próprios.
Poder-se-á colocar a questão: Mas colocar os produtos no google sheets não é uma duplicação de trabalho? É, e não é.
Imaginemos o cenário de alguém que tem uma loja online, e pretende colocar anúncios de alguns produtos no OLX/StandVirtual. Nesse caso seria necessário desenvolver uma série de funcionalidades que permitissem dentro do backoffice da loja, selecionar os produtos que seriam transformados em anúncios. Muitas vezes este tipo de opções está fora de questão, tendo em conta o custo de desenvolvimento, o tempo de desenvolvimento ou mesmo a exequibilidade, se estivermos a falar de lojas tipo Magento, Prestashop, Wordpress. Não é que seja impossível, mas tem um custo elevado.
Na prática, todas as lojas online ou ERP's, têm a possibilidade de exportar os produtos para Microsoft Excel. Copiar os dados do Microsoft Excel para o Google Sheets, é uma operação muito simples e rápida.
No caso presente desta implementação, o cliente já tem uma loja online, e prefere colocar os produtos no Google Sheets.
Vantagens Gerais da Plataforma de Integração
- Rapidez e facilidade na introdução dos anúncios no OLX/StandVirtual
- Estatísticas de performance dos anúncios.
- Grande controlabilidade em todo o processo
Se analisarmos o perfil e os produtos (data de inserção e quantidade) de certos vendedores presentes no StandVirtual, é fácil de perceber que há muita gente a usar as API's para que de forma massiva, automática e fácil, possam colocar os produtos/anúncios online.
A competição chega a ser tanta, que há vendedores que têm mais do que uma conta com os mesmo produtos, para terem uma abrangência e visibilidade geográfica maior. Tendo em conta o custo mensal de uma conta associada à API, dá para ter uma ideia do que estou a falar.
Por isso, seja qual for a plataforma de gestão de anúncios - Standvirtual/OLX - que pretenda usar, é fundamental ter uma estratégia bem delineada, que lhe permita lutar pela visibilidade nestes Marketplaces.
Nunca é demais lembrar, nos dias de hoje uma estratégia de Marketing Digital é cada vez mais abrangente e exigente: Loja Online, Redes Sociais, SEO, Pay per Click, etc.
Com tudo isto, as empresas precisam de ferramentas para automatizar e facilitar os processos e workflows das suas campanhas de marketing.
Estatísticas de performance dos anúncios
O módulo de estatísticas permite importar as estatísticas e visualizar a performance de todos os anúncios, anúncio a anúncio ou por grupo de anúncios.
Para cada anúncio é possível ter as seguintes métricas:
- Views
- Visits
- Phone View
- Phone Calls
- Message Call
- SMS
- Replies
- Show Map
- Show Fav
Uma ressalva importante. As estatísticas são apenas relativas ao Standvirtual, e não ao agregado Standvirtual e OLX. O que é uma pena, mas presumo que seja uma limitação da plataforma OLX em comunicar com o StandVirtual ou, eventualmente, as métricas serem ligeiramente diferentes.
Face às estatísticas que o Standvirtual fornece via backoffice, a nossa plataforma tem uma grande vantagem, permite ter acesso a estatísticas por grupo de anúncios (é possível associar a cada produto uma categoria)
O facto de termos as métricas ao detalhe por anúncios, permite perceber a performance dos mesmos e ver quais os anúncios que melhor desempenho têm. Claro que a performance do anúncio tem que ser olhada com alguma cautela, principalmente, se estivermos a falar de um produto com muita concorrência. Porquê ? Porque a data de inserção é um factor primordial no ranking dos anúncios, seja no OLX bem como no StandVirtual. Significa que a qualidade do anúncio é diluída com o factor data de introdução.
Gestor de imagens
Módulo muito simples e útil que permite colocar as imagens dos produtos online. Basta arrastar as imagens para o ecrã do gestor de imagens (upload), para ficarem logo online.
As imagens durante o carregamento são manipuladas quer ao nível da compressão quer ao nível da largura máxima.
O cliente pode optar por usar as imagens, por exemplo, da loja online (que já estão online), ou não. Mas seja por causa das dimensões das imagens ou por razões comerciais, pode optar por usar outras imagens para os anúncios. Ou, por exemplo, optar por colocar produtos que não constem na loja online.
O objectivo deste módulo é facilitar e aumentar a velocidade na colocação dos anúncios online. Tentar criar um processo fluído.
Preços de utilização do StandVirtual
A utilização das API's do StandVirtual tem um custo, indexado ao número de anúncios que o cliente pode colocar online. Para saber quais os pacotes disponíveis, o ideal é mesmo contactar o StandVirtual.
O que sabemos é que o impacto que o StandVirtual/OLX pode ter nas vendas das empresas pode ser muito significativo.
Eu diria que o grande entrave, pelo menos para experimentar, não será o custo do uso das API's, mas sim o custo de criar um software para poder gerir os anúncios.
API's específicas para OLX
O portal OLX disponibiliza API específicas, cuja sintaxe é igual às API's do StandVirtual. Com a vantagem de ter uma documentação superior.
Existem bastantes plataformas estrangeiras que permitem gerir os anúncios no OLX, bem como em outros portais de anúncios com dimensão internacional ou regional.
A vantagem em Portugal em usar as API's do StandVirtual, prende-se com o facto de ao publicar no StandVirtual estarmos a publicar em simultâneo nos dois portais (se o tipo de produtos for compatível com o StandVirtual).
De referir que StandVirtual, ImoVirtual, Coisas, Fixeads pertencem ao grupo internacional OLX.
OLX e StandVirtual Marketplace ?
Eu usei o termo 'marketplace', mas no sentido estrito do termo, nem o OLX sem o StandVirtual são marketplaces. São antes um portal de classificados, cujo modelo de negócio assenta na venda de publicidade. Publicidade externa ou interna (destaques e posicionamento de anúncios). Todas as transações são realizadas fora da plataforma. Na prática são plataformas para angariar contactos qualificados ("lead generation").
Quando falamos de marketplaces no sentido estrito, estamos a falar de plataformas tais como Ebay, Etsy, Amazon, em que as transações são realizadas através da plataforma. Em geral é cobrado uma comissão (fee) por transação. Isto de forma simples, pois cada marketplace tem os seu fees e especificidades.
A qualidade dos anúncios afeta o ranking nas pesquisas dentro do OLX/StandVirtual ?
Confesso que não sou utilizador de nenhum dos portais em questão.
Mas por uma série de análises que conduzi, o factor mais importante para o posicionamento no OLX/StandVirtual, seja nas pesquisas, seja nas listagens de categorias, é mesmo a data de entrada. Claro que o título e a descrição são importantes, mas servem apenas como filtro, mais nada. Vamos ser pragmáticos, o OLX/StandVirtual não tem indicadores suficientes, tal como tem o Google nas pesquisas orgânicas, para criar um ranking qualitativo. E como uma das fontes de rendimento do OLX/StandVirtual é o destaque pago dos anúncios, não há nada a acrescentar.
Oferta de softwares de gestão de anúncios em Portugal
Por estranho que pareça, não encontrei em Portugal, empresas a publicitar softwares, plataformas ou mesmo scripts para gerir os anúncios no OLX/StandVirtual.
No entanto, tenho quase a certeza que há empresas a usar plataformas automáticas, tendo em conta o ritmo de inserção dos anúncios (data de criação de anúncios do mesmo utilizador muito próximas).
Cliente Mitrosport
O cliente para quem desenvolvemos esta aplicação específica é a Mitrosport, uma empresa especializada na venda de peças auto.
Tem como principal canal de vendas uma loja online, e pretendia aumentar a sua visibilidade no OLX/StandVirtual. Até à criação deste software de gestão de anúncios, o processo de edição de anúncios era manual e moroso, e como tal, com um impacto limitado nas vendas e contactos gerados. Para obter mais contactos, era obrigado a gastar mais dinheiro no destaque de anúncios.
Agora com a utilização desta plataforma, passou a ser mais fácil gerir 3000 anúncios, do que 100 anúncios de forma manual.
As empresas para serem competitivas, muitas vezes têm que estar presentes, nos vários canais usados pelos consumidores durante o seu processo de compra (desde a fase de prospecção até à fase de decisão de compra).
E os Marketplaces, tais como o OLX/StandVirtual podem ser um deles: Bom marketing, bons contactos e boas vendas!