Criação de um site/plataforma web de criação de orçamentos em tempo real, com ligação ao HubSpot.
Contexto e Problema
A empresa (B2C e B2B), com a ajuda do HubSpot, desenvolveu uma estratégia e implementação bastante eficaz ao nível do Marketing Digital.
O sucesso dessa estratégia, teve como consequência um grande incremento de contactos qualificados e vendas.
Dado o ramo de atividade, da empresa em questão, muitas das vendas passam por um processo de orçamentação, mais ou menos complexo - o algoritmo envolve mais de 30 variáveis.
Antes da entrada em funcionamento da nova solução, cada orçamento, era feito manualmente com ajuda de um ficheiro em Microsoft Excel e colocado, também manualmente, no HubSpot - para dar seguimento comercial e optimizar o Inbound Marketing.
A criação de orçamentos, face ao aumento de pedidos verificados após a implementação da estratégia de Inbound Marketing, tornou-se demasiado morosa para os recursos humanos da empresa, criando um obstáculo real ao crescimento das vendas da empresa.
Com Recursos Humanos insuficientes para uma resposta em tempo útil ponderou-se:
- A Formação de mais Recursos Humanos para o departamento de angariação de clientes.
- A implementação de uma solução automatizada e integrada para simplificar o processo de orçamentação.
Solução Desenvolvida
O potencial cliente acede a um microsite online (plataforma web) da empresa onde pode criar orçamento de acordo com as especificações pretendidas
- Se o cliente tiver conta na plataforma, faz login.
- Preenche o formulário dinâmico.
- O orçamento é criado na base de dados da plataforma.
- Em "background", a plataforma cria o orçamento automaticamente no HubSpot.
- O cliente recebe os detalhes do orçamento, enviado pelo HubSpot.
Os clientes com um grande volume de compras ou revendedores, têm acesso a um login, que permite usufruir dos descontos habituais nestas circunstâncias.
A tipificação dos clientes, é feita nos contactos do HubSpot. Isto é, os clientes que têm login e o respectivo desconto.
Dados e Parâmetros em Google Sheets
Uma série de dados que influenciam as opções disponíveis no formulário, e uma série de parâmetros que influenciam diretamente o preço do orçamento, são editados e armazenados em Google Sheets.
Desta forma, o administrador da plataforma, de uma forma fácil e rápida, tem um grande poder de controlo, e flexibilidade para alterar todos os parâmetros que definem o preço final, sem depender do programador - para a implementação concreta da programação do algoritmo.
Como resultado, a empresa passou de uma situação de Gestão de Crise de RH, para uma situação de Automatização e Integração dos processos, que por sua vez libertou os RH da empresa, permitindo a sua alocação a tarefas mais gratificantes e mais estratégicas para a empresa, como o Inbound Marketing.
Ligação ao HubSpot
No HubSopt a cada orçamento é associado o respectivo contacto.
Como o email é um dos campos obrigatórios da plataforma de orçamentos, sempre que é criado um orçamento no HubSpot, se o contacto não existir, a plataforma cria.
Existe um processo em background, que chama uma API da plataforma, para sincronizar um determinado número de orçamentos no HubSpot.
De forma também automática, e em background, são importados os clientes do HubSpot.
Área Privada para Administradores
Área de gestão da plataforma, que permite entre outras coisas:
- Monitorizar o estado de integração com o HubSpot (orçamento por exportar ou eventuais erros).
- Forçar a exportação de orçamentos em fila de espera para o HubSpot
- Forçar a importação dos contactos do HubSpot (tipificação dos clientes especiais) para a base de dados local.
- Importação dos dados armazenados no Google Sheets para a base de dados local.
Já numa fase adiantada do desenvolvimento da plataforma, acrescentou-se à área privada de administração a possibilidade de fazer propostas diretas. Isto é, propostas em que o operador coloca o cliente, produtos, quantidades e preços. Estas propostas, seguem o mesmo fluxo dos orçamentos. São exportados de forma automática para o HubSpot associado ao respectivo contacto.
Impacto e Vantagens desta Solução
É fácil medir o sucesso de soluções que têm tudo para ter um um forte impacto nas vendas e na optimização de processo internos.
O facto de o cliente obter na hora um orçamento, sem intervenção humana da empresa, permite apostar no marketing sem restrições. E isto traduz-se em, mais contactos qualificados, mais orçamentos e mais vendas - com zero impacto nos processos internos da empresa.
Um factor menos tangível, mas muito importante tem a ver com o facto de proporcionar uma experiência positiva juntos dos clientes e potenciais clientes, que chega a ser, de facto, uma experiência disruptiva - porque estamos a falar de um mercado em que os concorrentes, por norma, não permitem que os clientes obtenham um orçamento na hora - o que se traduz numa grande vantagem competitiva para esta empresa.